SOBRE MIM

MAITÊ SARTORI

Psicóloga (CRP 05/05383) formada pela UFF, Mestra em Psicologia Social pela UERJ, Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo IFEN e Pesquisadora. Autora de capítulos de livros e artigos científicos que versam sobre a Clínica Psicológica Fenomenológico-Existencial.

Há 7 anos dedica-se à pesquisa sobre a Psicologia Clínica Existencial inspirada na filosofia de Kierkegaard.

Imagem do site MAITÊ SARTORI

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

O meu primeiro encontro com a Perspectiva Existencial foi no meu quarto período da faculdade de Psicologia da UFF. Desde então, eu nunca mais fui a mesma. Eu me encantei pelo modo como a perspectiva compreende o indivíduo, o mundo e o modo como a psicologia clínica desta perspectiva se constitui.

A partir desse primeiro encontro, eu comecei a participar do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá, iniciando a minha primeira pesquisa de Iniciação Científica, com financiamento da FAPERJ. A pesquisa durou um ano e gerou como frutos um capítulo de livro da edições IFEN, resumos científicos e palestras em congressos internacionais e nacionais.

Entretanto, foi na segunda disciplina sobre a Psicologia Fenomenológico-Existencial da faculdade, ministrada pela Prof. Dra. Cristine M. Mattar, que eu tive o meu primeiro contato com o filósofo existencial Kierkegaard. Mas, como não havia pesquisa sobre a Psicologia inspirada em Kierkegaard na UFF, eu continuei cursando a mesma disciplina por mais três períodos, totalizando dois anos de aulas semanais sobre a Psicologia Clínica inspirada em Kierkegaard. Paralelamente a isso, eu fiz, por dois anos, dois estágios em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial, no IFEN e no SPA da UFF, sob supervisão da Ana Maria L. C. Feijoo, Myriam M. Protasio e Roberto Novaes de Sá.

Encantada pela Psicologia Clínica constituída a partir da Filosofia Existencial de Kierkegaard, eu comecei os meus estudos particulares, auxiliada pela professora Cristine Mattar e pela disciplina que assistia duas vezes por semana.

Ao finalizar o curso de Psicologia, eu fiz a minha monografia sobre as contribuições de Kierkegaard para a Psicologia, sob orientação da Prof. Dra. Cristine M. Mattar, recebendo nota máxima pela banca.

Após formada como Psicóloga, segui com o meu caminho de estudos e pesquisa da Psicologia Clínica inspirada em Kierkegaard na minha Especialização. Pelo IFEN, defendi a monografia sobre Angústia e Existência: Contribuições de Kierkegaard para a Psicologia, sob orientação da Ana Maria L. C. Feijoo, recebendo nota máxima e indicação para publicação.

No mestrado, sob orientação da Ana Maria L. C. Feijoo, desenvolvi um trabalho sobre Angústia e clínica psicológica: aproximações e distanciamentos nas psicologias existenciais, com financiamento da CAPES. Nesse trabalho, eu apresentei as semelhanças e diferenças no modo como as perspectivas Fenomenológico-Existencial e Existencial-Humanista se apropriam e atuam em suas práticas clínicas a partir da inspiração de Kierkegaard, mais especificamente no que se refere ao conceito de angústia. Felizmente, eu defendi o meu mestrado com elogios e a melhor avaliação possível: aprovada com indicação para publicação.

Ao longo da minha trajetória, eu fiz diversos cursos de formação, grupos de pesquisa e de estudos sobre a Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Eu também ministrei diversas palestras em Congressos Internacionais e Nacionais, assim como aulas em faculdades como UFF, UFRJ, UERJ e para o Instituto IFEN.

Nesses anos de pesquisa, eu compartilhei o meu estudo em três capítulos de livros, artigo e diversos resumos científicos em congressos internacionais e nacionais.

Atualmente, eu sou psicóloga clínica, supervisora clínica e professora do meu próprio curso sobre a Psicologia Clínica inspirada em Kierkegaard e me mantenho pesquisando e desenvolvendo materiais que possam auxiliar outras psicólogas(os) que se encantem pela Psicologia Existencial inspirada em Kierkegaard.

Para acessar o meu currículo Lattes, clique no botão abaixo.